Chegando em Fortaleza: startup Praso é uma distribuidora digital formada por jovens empreendedores
- Lia Soares
- 8 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Uma plataforma de software de ponta que aproxima o pequeno varejista da indústria. Esse é o propósito da startup Praso, criada por jovens empreendedores com foco inicial no mercado de bares, restaurantes, confeitarias, padarias e hotéis. A marca lançada no primeiro semestre de 2021, no Recife, expande para Fortaleza, onde abre o seu segundo centro de distribuição no Nordeste. “Desenvolvemos uma solução para transformar o processo de compras de um pequeno varejista com tecnologia, simplificando os problemas enfrentados nas transações entre empresas. Somos um distribuidor digital e queremos que um pequeno varejista tenha acesso a condições cada vez melhores, tornando-se competitivo com os gigantes. Nossa expectativa é bem alta. Fortaleza possui um grande potencial de clientes varejistas, sendo uma grande oportunidade para a Praso servir novos clientes”, explica o fundador da Praso, Samuel Carvalho.

Segundo Samuel, a Praso é um negócio que pretende atingir principalmente o segmento de alimentação fora de casa, ou seja, todo aquele estabelecimento que transforma alimentos, como pequeno restaurante, bar, café, padaria e hotéis. Segundo os dados mais recentes do IBGE, mais de 32% dos gastos com alimentação do nordestino são feitos fora do lar – esse número está em crescimento. “A tese do negócio vem de conseguir conectar essas pontas, a indústria e o pequeno varejo, oferecendo um canal de distribuição mais digital para a indústria e uma nova maneira de comprar para os varejistas. À medida que um varejista começa a comprar em nossa plataforma, nós aprendemos rápido, o que nos permite ir oferecendo prazos de pagamento mais longos a cada compra. Iremos resolver os problemas de nossos varejistas do balcão para dentro, começando pelo contas a pagar”. Segundo a Abrasel, no estado do Ceará, existem mais de 20 mil bares e restaurantes que se encaixam ao modelo da Praso. “Estamos animados para servir esses clientes do Ceará muito bem”, conclui Samuel.

Temos uma meta de chegar em mais cidades do Nordeste e do Brasil. Vamos revolucionar a gestão do pequeno varejo da América Latina, independentemente de onde ele esteja”, projeta Samuel Carvalho. A Praso já nasceu grande e com perspectiva de crescimento ultra-rápido. A empresa atraiu alguns dos melhores fundos de investimento do mundo para participar de sua rodada de financiamento inicial, liderada pela Base Partners, que também investiu em Zoom, TikTok e Nubank. Outros investidores são Arena Holdings, André Jereissati, da família controladora da JCC (dona de shoppings como o Iguatemi Fortaleza), e sócios da Ribbit Capital, um dos maiores fundos de fintech do mundo. “Levantamos U$ 3 milhões para crescer no Nordeste ao longo desses próximos meses.”, revela o pernambucano Samuel.

O site www.praso.com.br é uma plataforma única destinada apenas a pessoas jurídicas – por enquanto, ao varejista da área de hospedagem e de alimentação fora do lar. Oferece quase tudo que o pequeno varejista precisa com preços convidativos e transparentes. “Conseguimos dinamizar a cadeia, dar celeridade às entregas, estender o prazo de pagamento e fazer com que o pequeno varejista não gaste tempo e dinheiro administrando vários fornecedores. A gente repete sempre que nossa missão é transformar qualquer pequeno negócio em uma startup”, explica Samuel Carvalho.
Comments